quarta-feira, 21 de novembro de 2012
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
HOJE TEM ESTRANHA E MORTE E MORTE DE JOHNNY ZOMBIE NO POSTMORTEM
Olá meus amigos, hoje venho o México terá uma dobradinha de Joel Caetano, primeiro como diretor do filme ESTRANHA e depois como ator no filme Morte e Morte de Johnny Zombie (que também tem Mariana Zani no elenco) do diretor Gabriel Carneiro.
Tudo isso vai rolar no PostMortem V, Festival Internacional de Horror Y Cine Fantastico que acontece em Aguascalientes no México.
Devo dizer que estou muito honrado com essa oportunidade de mostrar meu trabalho, principalmente em vertentes diferentes, gostaria de estar por lá pra ver a reação do público mexicano!
Abraços nos mano e um beijo nas mina!!!!
Fui!!!!
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
MORTE E MORTE DE JOHNNY ZOMBIE NO BUENOS AIRES ROJO SANGRE
Domingo agora, dia 28, às 18h, Morte e Morte de Johnny Zombie no Buenos Aires Rojo Sangre film festival!
No filme eu faço o personagem Johnny Zombie que como o próprio nome diz se transforma num morto vivo muito louco e sai atacando geral!
A direção é do grande Gabriel Carneiro!!!
Mais informações: http://belluah.com/2012/10/24/ mmjz-no-bars/
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
terça-feira, 16 de outubro de 2012
FESTIVAIS, FILMES, FILMAGENS E GRIPE, MUITA GRIPE
Oi gente que acessa esse blog, faz muito tempo que não escrevo por aqui!
Estive em outra dimensão, uma dimensão chamada Espírito Santo, onde uma onda escura ameaça a população no Mar Negro.
Fiquei alguns dias por lá, filmando, me sujando se sangue, filmando, escrevendo, filmando, sujando os outros de sangue e filmando mais um pouco.
Fui lá cumprir uma missão muito importante, ajudar meu amigo Rodrigo Aragão a moldar seu mundo fantástico das Fábulas Negras, tudo deu certo, entre espirros e tosses, todos saíram vivos e felizes.
De volta pra minha terra, me enfurnei em mais trabalho, novamente filmando, editando, filmando, editando não necessariamente nessa ordem.
Do mar para o rio, ou melhor cachoeiras de Foz do Iguaçu, na terra do Macucos (quem já foi lá vai entender)!
Muita água, muita água, calor, chuva e tosse, tosse, tosse, espirro, espirro, espirro, injeção na veia, muito remédio, um ataque de um lagarto que quase me devorou o dedo (exagero claro), rafting com direito a nadar no rio e uma ida relâmpago à Argentina pra comprar perfume pra minha amada e uma vodka que ainda não pude experimentar por causa dos remédios pra gripe.
Muita água, muita água, calor, chuva e tosse, tosse, tosse, espirro, espirro, espirro, injeção na veia, muito remédio, um ataque de um lagarto que quase me devorou o dedo (exagero claro), rafting com direito a nadar no rio e uma ida relâmpago à Argentina pra comprar perfume pra minha amada e uma vodka que ainda não pude experimentar por causa dos remédios pra gripe.
Lagarto assassino
Nesses dias de de trabalho e gripe, recebi boas notícias vindas de outros países.
O curta GATO, foi selecionado para a competitiva no HorrorQuest em Atlanta EUA, que chique não?
ESTRANHA também vai passear em terras estrangeiras, mas não nos EUA, no México (morro de vontade de conhecer esse país), amamos a América Latina!
O Festival se chama PostMortem, e é dedicado exclusivamente ao Cinema de Horror!
O Festival se chama PostMortem, e é dedicado exclusivamente ao Cinema de Horror!
Aqui no Brasil também temos espaço, o curta DR que dirigi com o Felipe M. Guerra foi selecionado para o Curta Cinema no Rio de Janeiro.
Com muita honra iremos novamente participar desse grande evento!!!
Com muita honra iremos novamente participar desse grande evento!!!
Só alegria e alergia, e quando esse gripe passar, vou comemorar com minha vodka Argentina!
Espero que isso também não me faça mal :-)
Espero que isso também não me faça mal :-)
Fui!
Joel Caetano
terça-feira, 11 de setembro de 2012
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
PÔSTER INTERNACIONAL DE "GATO" PARA O HORRORQUEST 2012
O curta será exibido dia 21 de outubro, na sessão de curtas que começa às 12h30!
Programação completa no link:
http://www.thehorrorquest.com/2012_SCHEDULE.html
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
GATO NO HORRORQUEST 2012 EM ATLANTA, EUA
O filme "GATO" que dirigi em 2009 foi selecionado para o HorrorQuest Festival 2012 em Atlanta nos Estados Unidos.
Estou muito feliz, pois esse filme realmente esta rendendo muito, graças ao esforço e talento de todos envovidos, Mariana Zani, Ivete Zani, Danilo Baia, Janete Jennel, Jaudir Caetano, Davi de Almeida, João Caetano e é claro, nosso eterno GATO Luiz Carlos Batista!
Não poderia esquecer da Cindy Lauper Maria Mancine que é a nossa linda gatinha que inspirou e participou do filme!
Quando saírem as datas e horários de exibição, posto por aqui!
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
MORTE E MORTE DE JOHNNY ZOMBIE É DESTAQUE NO JORNAL PAULÍNIA EXTRA
O curta "Morte e Morte de Johnny Zombie" do diretor Gabriel Carneiro, no qual faço o protagonista é destaque no Jornal Paulínia Extra, que divulgou a a programação da mostra de Curtas Metragens da cidade.
Veja a notícia on-line no site: http://pauliniaextra.com.br/paulinia/mostra-de-curtas-apresenta-morte-morte-de-johnny-zombie
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
CHUPACABRAS INVADE OS ESTADOS UNIDOS
Se por aqui a distribuição de filmes independentes está complicada, lá fora a coisa começa a esquentar!
Depois da ótima notícia de que o filme "Eles comem sua carne" de Petter Baiestorf foi lançado no s EUA pela Titan Video, agora é a vez do chupacabras invadir o território americano!
Linda capa do Blu Ray de "The Night of the Chupacabras"
A previsão do lançamento do Blu Ray de "A noite do Chupacabras" do diretor Rodrigo Aragão (filme do qual participo como o personagem Douglas Silva) está previsto para o verão de 2013, a fera finalmente vai aterrorizar os solos norte americanos.
Aqui no Brasil, o filme foi lançado em DVD de forma independente pela Fábulas Negras Produções, numa edição muito bonita, com extras e está a venda no site www.fabulasnegras.com por R$ 19,90 mais taxas de envio.
terça-feira, 14 de agosto de 2012
ESTRANHA, DR E MMJZ NO GUARU FANTÁSTICO
Nos dias 30 e 31 de agosto, ocorre o II Guaru Fantástico!
Ano passado participamos do evento com 2 curtas, "O assassinato da Mulher Mental" e "GATO" (ambos foram premiados pelo júri popular em diversas categorias) e foi muito bom, sobretudo pela belíssima homenagem que fora feita ao José Mojica Marins, o Zé do Caixão e sua filha, Liz Marins a Liz Vamp. Homenagem entregue, diga-se de passagem por minha linda esposa, Mariana Zani.
Esse ano estamos novamente participando do evento com os curtas "ESTRANHA" e "DR" que dirigi, além de "Morte e Morte de Johnny Zombie" do diretor e amigo Gabriel Carneiro, no qual eu sou o protagonista.
O evento está com uma seleção incrível de filmes, e vai ocorrer bate-papos com especialistas e diretores, imperdível
Nos vemos por lá!
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
CURTAS DA OFICINA "PRODUZINDO COM RECURSO ZERO"
Galera nas filmagens durante o curso
Não é de hoje que falo que o mais importante em um filme é a idéia, e que ela pode ser desenvolvida de várias maneiras.
Muitos querem transformar suas idéias em filmes, mas não conseguem imaginar uma forma disso acontecer sem dispor de equipamentos e muito dinheiro para isso.
Semana passada, ministrei junto com Mariana Zani a oficina "Produzindo com Recurso Zero" que é mais um projeto que busca alimentar a carência de novos profissionais que desejam realizar seus filmes a todo custo.
Mas esse "custo" pode ser muito baixo, e o resultado final pode ser muito bom, é só se organizar, ter força de vontade e colocar a criatividade pra funcionar.
Reavaliar a forma de se pensar em como fazer um filme, desde a idéia, já considerando os itens que se têm disponíveis para isso é uma das formas de se criar, usando as restrições, não como impasse, mas como um desafio para a criatividade.
Reavaliar a forma de se pensar em como fazer um filme, desde a idéia, já considerando os itens que se têm disponíveis para isso é uma das formas de se criar, usando as restrições, não como impasse, mas como um desafio para a criatividade.
Nessa edição da oficina, que ocorreu durante a "Mostra de Cinema de Bordas", saímos muito felizes com os participantes, que nos deram, mais uma vez, uma lição de determinação e boa vontade, entrando no espírito da proposta e realizando seus filmes sem custo, mas com muito valor, o valor da alegria de se ver sua idéia estampada na tela grande!
Parabéns a todos e muito obrigado pela participação!
Vejam os curtas:
MISTÉRIOS DA VIDA PRIVADA from recursozero on Vimeo.
DESCARGA EMOCIONAL from recursozero on Vimeo.
"DR" NA REVISTA DE CULTURA DO JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO
Detalhe da matéria no Estado de São Paulo sobre o Cinema de Bordas com foto do filme "DR" dirigido por mim e Felipe M Guerra, onde também atuo com Mariana Zani e Dona Oldina do Monte!
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
MORTE E MORTE DE JOHNNY ZOMBIE É DESTAQUE EM JORNAL MINEIRO HOJE EM DIA
Ótima matéria escrita por Paulo Henrique Silva para o jornal mineiro Hoje em Dia sobre Morte e Morte de Johnny Zombie de Gabriel Carneiro (publicada ontem, dia 5/8/12, no caderno Domingo, pg. 32)!
Tô bunito na foto de Zumbi?
Texto da Matéria
Filmes de terror brasileiros tentam conquistar público
Paulo Henrique Silva - Do Hoje em Dia
Divulgação
"Morte e Morte de Johnny Zombie" é destaque no Festival de Cinema Fantástico
Escondidos em programações alternativas e festivais temáticos, defendidos ferrenhamente por fãs que não têm vergonha de assumir o gosto, os filmes brasileiros de horror estão sedentos por telas e reconhecimento dos programas de incentivo do governo.
Zumbis, fantasmas, lobisomens, vampiros e outros seres bizarros passaram a ganhar grunhidos em português, em produções de baixo orçamento, a maioria feita com dinheiro saído do bolso dos próprios realizadores.
"Filme de gênero é cinema, mas, no Brasil, apesar de ser uma produção crescente, ainda não é bem aceito", observa o diretor Gabriel Carneiro, que assina "Morte e Morte de Johnny Zombie", destaque no Festival de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro, que começa na quinta-feira.
O curta marca a estreia de Carneiro na direção, depois de muito escrever e pesquisar sobre obras de horror (veja ao lado a sua lista dos dez melhores filmes de zumbi). História de um jovem engenheiro que inala, por acidente, um gás tóxico que o transforma num morto-vivo, o filme busca jogar por terra a ideia de que, por ser de gênero, não quer dizer que não possa ser inventivo, discutindo a linguagem e seus parâmetros.
"É uma tentativa muito pessoal de brincar com uma coisa que me incomoda muito nos filmes de zumbi atuais, que só mostram os amigos de um morto-vivo tentando matá-lo como se fosse um favor para ele. O que fiz foi colocar o zumbi como protagonista, apresentando a visão dele sobre esse transtorno", justifica o diretor, que recorre à câmera subjetiva para aumentar essa sensação interior.
Não faltam homenagens a alguns nomes clássicos do horror, como George Romero e Roger Corman. "Eu me inspirei nos filmes de Romero para os zumbis como eles são hoje. Antes eles eram obra de magia negra. A partir de Romero, a transformação se dá no sangue contaminado", destaca.
O elenco de "Morte e Morte" é formado, curiosamente, por diretores que se aventuraram no gênero, como Joel Caetano (de "Minha Esposa é um Zumbi") e Felipe Guerra ("Canibais & Solução"), nomes que aguardam a abertura dos festivais e editais para o gênero. Em Minas, um dos seguidores é Rodrigo Brandão, de Santos Dumont, autor de "A Era dos Mortos" e "A Maleta".
"Os americanos colocam seus filmes no mercado, mesmo sendo toscos como ‘Atividade Paranormal’, porque investem na distribuição. Potencial comercial nos temos, só é preciso saber como distribui-los", registra Carneiro. Ele cita como exemplo o Japão, onde a febre de terror asiático existe há pouco mais de 20 anos, "Eles não tiveram medo de investir", compara.
Top 10 dos filmes de zumbi, por Gabriel Carneiro
1) A Terra dos Mortos (2005), de George Romero - "A obra-prima dos mortos-vivos"
2) O Dia dos Mortos (1985), de George Romero - "Zumbis humanizados"
3) Zombie – A Volta dos Mortos Vivos (1978), de Lucio Fulci -"Zumbis viscerais"
4) Mortos que Matam (1964), de Sidney Salkow - "Vampiros que se comportam como zumbis (e com Vincent Price)"
5) Re-Animator (1985), de Stuart Gilmore - "Mortos a serviço da ciência"
6) O Despertar dos Mortos (1978), de George Romero - "Um dia no shopping"
7) Mangue Negro (2008), de Rodrigo Aragão - "Zumbis tupiniquins"
8) Zumbi Branco (1932), de Victor Halperin - "Zumbi inaugural"
9) A Morta-Vida (1943), de Jacques Torneur - "Zumbi haitiano: a magia negra"
10) Minha Esposa é um Zumbi (2006), de Joel Caetano - "A melhor comédia de zumbis é nacional"
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/pop-hd/cinema/filmes-de-terror-brasileiros-tentam-conquistar-publico-1.18796
segunda-feira, 30 de julho de 2012
OFICINA PRODUZINDO COM RECURSO ZERO NO CINEMA DE BORDAS
Essa semana, a partir do dia 02/08 acontece a oficina "Produzindo com Recurso Zero" no Cinema de Bordas do Itaú Cultural.
A oficina é ministrada por mim e Mariana Zani, atriz e produtora da RZP.
Não sei se ainda tem vagas, mas podem tentar se inscrever pelo tel. 11 2168 1779.
Segue release da oficina pra quem sem interessar
Oficina Produzindo com Recurso Zero
Quinta 2 a sábado 4
14h às 18h
Roteiro, pré-produção, captação de imagens e finalização. Todas as etapas de realização de um filme serão abordadas nessa oficina tendo com referência o trabalho feito pela produtora paulista de filmes Recursos Zero Produções. Criada a 11 anos pelos cineastas Joel Caetano, Mariana Zani e Danilo Baia, a Recurso Zero já realizou 13 curtas-metragens. Alguns deles, a exemplo de Minha Esposa É um Zumbi(2006), Junho Sangrento (2007) e Gato (2009), receberam prêmios importantes, como o de Melhor Filme pelo Júri Popular do Cinefantasy.
A idéia do curso é passar parte dessa experiência aos participantes de forma teórica e principalmente prática, estimulando a criatividades dos alunos e mostrando que poderemos produzir bons filmes com poucos recursos, apenas com que temos nas mãos.
Como meta, os alunos devem concluir o curso com pelo menos um curta produzido pela turma.
15 vagas
[inscrições para a oficina até 31 de julho pelo telefone 11 2168 1779]
Sala Itaú Cultural (247 lugares)
[indicado para maiores de 18 anos]
quinta-feira, 19 de julho de 2012
quinta-feira, 12 de julho de 2012
FOTOS DE MAKING OF DE "MAR MORTO"
Como todos já devem saber, estou trabalhando como assistente de direção do filme de terror "Mar Morto" do diretor capixaba e meu amigo, Rodrigo Aragão da Fábulas Negras Produções!
Estou postando aqui algumas fotos do primeiro bloco, que foi ótimo!
Divirtam-se
quinta-feira, 28 de junho de 2012
DE MALAS PRONTAS PRO "MAR NEGRO"
Em 2010, durante uma retrospectiva de meus curtas no Cine Terror na Praia organizado pela Fábulas Negras Produções, que acontece todo ano no maravilhoso estado do Espírito Santo, recebi um convite mais que inusitado.
O diretor de um filme que sou muito fã me convidou pra fazer um dos protagonistas de seu novo filme!!!!
O diretor em questão, Rodrigo Aragão, o filme que sou fã, "Mangue Negro" e o filme que eu faria, "A noite do Chupacabras".
O diretor em questão, Rodrigo Aragão, o filme que sou fã, "Mangue Negro" e o filme que eu faria, "A noite do Chupacabras".
Assim começou minha aventura na Fábulas Negras Produções, a qual tenho muito orgulho.
O tempo passou, fiz minha participação na pele do personagem Douglas Silva no filme, que foi lançado em 2011, sendo premiado e exibido em diversos países e eu, além de ter feito parte de tudo isso, ainda ganhei grandes amigos capixabas, com os quais me encontro sempre que posso, apesar da distância, para grandes aventuras regadas de cervejas e muito rock, como eles dizem por lá! (rock é sinônimo de festa, balada no Espírito Santo)
Agora me preparo pra mais uma grande aventura, participar do novo filme, o "Mar Negro", mas dessa vez, apesar de também estar à frente das câmeras em uma pequena participação como ator, estarei na produção, como assistente de direção em alguns blocos de gravação do longa!
Mais uma vez, irei para aquela terra fabulosa, que nas mãos dessa equipe talentosa, dá vida a um universo sombrio, lindo e sangrento!
Mais uma vez, irei para aquela terra fabulosa, que nas mãos dessa equipe talentosa, dá vida a um universo sombrio, lindo e sangrento!
Que venha o "Mar Negro"!!!!
segunda-feira, 4 de junho de 2012
EL DIA DE LA BESTIA
Sabe aquela sensaçāo boa de assistir um filme antigo e descobrir que ainda existem preciosidades que ainda nāo tinha visto!
Pois é, foi o que aconteceu comigo ao assistir esse film de semana "El dia de la Bestia" de Alex de la Iglesia!
O filme é muito divertido, com um toque de humor negro que eu particularmente adoro!
Quem nāo viu ainda, faça como eu e descubra essa maravilha!!
sexta-feira, 25 de maio de 2012
segunda-feira, 21 de maio de 2012
NOVO FILME EM BREVE
Olá meus amigos!
Esse fim de semana, dia 19/05, foi gravado um novo curta que escrevi, dirigi e atuei com a direção de fotografia de Tiago F. Galvão e a maquiagem de efeitos do meu grande amigo Rodrigo Aragão!
É um filme bem curto, mas que foi feito com muito capricho!
Em breve posto novidades por aqui!!
terça-feira, 15 de maio de 2012
quinta-feira, 10 de maio de 2012
GRAVANDO COM RECURSO ZERO? EXISTE ISSO?
Cinema Recurso Zero
Cinema de baixo orçamento, recurso zero, cinema barato, são muitos termos para se classificar esse trabalho, mas na maioria das vezes, é uma produção demasiadamente mal compreendida!
Muita gente questiona essa prática com o argumento de que, só o valor da câmera e o cachê dos participantes do projeto (normalmente não pago por se tratarem de produções feitas na base da amizade e colaboração), já configura um valor mínimo, ou seja, dinheiro investido.
Na verdade, quando falamos em "Recurso Zero", o que se quer dizer é que, em condições ideais de produção, o custo irrisório gasto em esses filmes é praticamente o valor do café gasto pela equipe de um filme comercial!
O termo "Recurso Zero", foi cunhado na intenção de abranger uma produção cinematográfica que mesmo com pouco dinheiro procura produzir filmes de forma cada vez mais profissional, explorando os poucos equipamentos disponíveis, locações possíveis e principalmente as habilidades múltiplas de quem participa de tais projetos.
Num filme “Recurso Zero” cada participante, na maioria das vezes, faz mais de uma função. O diretor, além de dirigir, escreve o roteiro, organiza as filmagens, edita e ainda atua por exemplo. Todos trabalham em prol do filme e não na obtenção de lucro ou satisfação própria somente. O filme é o mais importante sempre.
Hoje em dia, com o barateamento dos equipamentos devido ao advento do cinema digital, o sonho de de se fazer um filme profissional ficou menos complicado, qualquer um pode ter uma câmera HD com qualidade de cinema, mas o que se faz com esse equipamento é o que diferencia de outros cineastas.
Por isso, para se destacar entre vários produtores independentes que existem no mercado, o ideal é investir no aprendizado, na cultura e conhecimento, não só o conhecimento técnico, mas geral!
Isso o torna uma pessoa mais crítica e um artista mais interessante. O que tem a dizer é o mais importante e isso aliado a uma boa fotografia, edição e som, tornam seu trabalho mais consistente, evitando ruídos de comunicação que podem atrapalhar a sua mensagem.
Vivemos um momento sem igual, a internet trouxe uma gama de possibilidades incríveis! Jovens produzem vídeos em seus quartos e se tornam celebridades da mídia em segundos!
Não sei se esse é o caminho, acredito mais em se produzir um conteúdo de qualidade que quebre a barreira da mediocridade e do imediatismo, pois no final, é isso que perdura!
Então, sendo "Recurso Zero" ou não, preocupe-se em melhorar cada vez mais suas produções, não se contente com pouco, pois só assim, o cinema independente pode dar um passo adiante!
segunda-feira, 7 de maio de 2012
GRAVAÇÃO DE JARDIM AM3RICA
Dias atrás (não me lembro a data exata, mas foi num desses feriados prolongados), participei da produção do curta "Jardim Am3rica" de Tiago F. Galvão (também ajudei no roteiro)!
O filme está em processo de finalização e deve ficar pronto ainda este semestre!!!
Logo mais, detalhes da produção!!!
Assinar:
Postagens (Atom)