Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

GRAVANDO COM RECURSO ZERO? EXISTE ISSO?



Cinema Recurso Zero

Cinema de baixo orçamento, recurso zero, cinema barato, são muitos termos  para se classificar esse trabalho, mas na maioria das vezes, é uma produção demasiadamente mal compreendida!

Muita gente questiona essa prática com o argumento de que, só o valor da câmera e o cachê dos participantes do projeto (normalmente não pago por se tratarem de produções feitas na base da amizade e colaboração), já configura um valor mínimo, ou seja, dinheiro investido.

Na verdade, quando falamos em "Recurso Zero", o que se quer dizer é que, em condições ideais de produção, o custo irrisório gasto em esses filmes é praticamente o valor do café gasto pela equipe de um filme comercial! 

O termo "Recurso Zero", foi cunhado na intenção de abranger uma produção cinematográfica que mesmo com pouco dinheiro procura produzir filmes de forma cada vez mais profissional, explorando os poucos equipamentos disponíveis, locações possíveis e principalmente as habilidades múltiplas de quem participa de tais projetos.

Num filme “Recurso Zero” cada participante, na maioria das vezes, faz mais de uma função. O diretor, além de dirigir, escreve o roteiro, organiza as filmagens, edita e ainda atua por exemplo. Todos trabalham em prol do filme e não na obtenção de lucro ou satisfação própria somente. O filme é o mais importante sempre. 

Hoje em dia, com o barateamento dos equipamentos devido ao advento do cinema digital, o sonho de de se fazer um filme profissional ficou menos complicado, qualquer um pode ter uma câmera HD com qualidade de cinema, mas o que se faz com esse equipamento é o que diferencia de outros cineastas. 

Por isso, para se destacar entre vários produtores independentes que existem no mercado, o ideal é investir no aprendizado, na cultura e conhecimento, não só o conhecimento técnico, mas geral! 

Isso o torna uma pessoa mais crítica e um artista mais interessante. O que tem a dizer é o mais importante e isso aliado a uma boa fotografia, edição e som, tornam seu trabalho mais consistente, evitando ruídos de comunicação que podem atrapalhar a sua mensagem.

Vivemos um momento sem igual, a internet trouxe uma gama de possibilidades incríveis! Jovens produzem vídeos em seus quartos e se tornam celebridades da mídia em segundos!

Não sei se esse é o caminho, acredito mais em se produzir um conteúdo de qualidade que quebre a barreira da mediocridade e do imediatismo, pois no final, é isso que perdura!

Então, sendo "Recurso Zero" ou não, preocupe-se em melhorar cada vez mais suas produções, não se contente com pouco, pois só assim, o cinema independente pode dar um passo adiante!




Nenhum comentário:

Postar um comentário